Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O CNJ E O STF

    há 13 anos

    Lupercino Nogueira*

    A polêmica a ser dirimida pelo STF sobre as funções do Conselho Nacional de Justiça parece se encaminhar para um acordo que vai sobrar para as Corregedorias de Justiça. A proposta concede um prazo para conclusão das investigações e, uma vez descumprido, serão os corregedores responsabilizados pela omissão, evitando-se a impunidade pela prescrição.

    Existem desvios de conduta na magistratura, como acontece em qualquer outro setor da administração pública. Naturalmente devem ser apurados sob o devido processo legal e ampla defesa e punidos, se for o caso. Os Tribunais de Justiça, no mínimo, ficam em situação desconfortável ao julgar colegas, sobretudo desembargador.

    Foi prudencial o adiamento do julgamento da Adin da AMB, que tenta retirar do CNJ poderes para investigar e punir magistrados, para não se decidir sob o calor de emoções e discussões. A repercussão inicial era contrária à Corregedora Nacional pela forma incisiva como se manifestou, mas posteriormente foi considerado um “pecadilho”. No Senado é apresentada PEC para manter os poderes do CNJ. A pesquisa da opinião pública e até Associação de Juízes saíram em defesa da tese de Eliana Calmon e o STF decidiu buscar um consenso para atender os maiores interesses da Justiça.

    Discute-se se a competência do CNJ é concorrente ou supletiva. Quem vai interpretar é o STF, mas vejamos o que diz a CF, art. 103-B, incisos III E IV: “cabe ao CNJ apreciar de ofício a legalidade dos atos administrativos do Judiciário ou revê-los” e “conhecer das reclamações contra membros do Judiciário, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais”. Logo a competência é concorrente, não devendo o CNJ aguardar a investigação ou omissão das Corregedorias.

    Na avaliação entre custo e benefício valeu a criação do CNJ, contrariando a AMB que o julgava inconstitucional, por dar fim ao nepotismo, fixar metas para diminuir a morosidade, controlar o cumprimento dos deveres dos juízes, melhorar a atuação administrativa e financeira, além de aumentar a jornada de trabalho

    É importante dizer que os juízes julgam, mas também são julgados. E o melhor julgador não é o colega magistrado, é o jurisdicionado e cidadão brasileiro que tem a sua opinião sobre a Justiça e merece ser respeitada.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações804
    • Seguidores40
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-cnj-e-o-stf/2860452

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)