Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Discurso do Presidente da OAB/RR na posse nova Mesa Diretora do TJRR

    há 11 anos

    Excelentíssima Senhora Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, desembargadora Tânia Maria Vasconcelos Dias de Souza Cruz

    (cumprimentos),

    Gibran Khalil Gibran, filósofo, afirma que todo o trabalho é vazio, salvo quando haja amor. é esse sentimento de amor ao trabalho, realizando as tarefas como se tivesse regendo uma orquestra, cuja musicalidade fará brotar a ordem harmoniosa entre o povo, que faz a desembargadora Tânia Vasconcelos levantar bandeiras de lutas como a do respeito à cidadania.

    Junto a essa bandeira de luta da nobre desembargadora, que sempre levantou por onde passou, e no Tribunal de Justiça de Roraima não será diferente, colocamos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Roraima, que tem como propósito institucional o aperfeiçoamento das instituições jurídicas para bem servir a sociedade, para que na prática, tenhamos um estado democrático de direito participativo.

    É hora de dar as boas-vindas a excelentíssima desembargadora. Mas é hora também de apresentar os anseios dessa classe e nosso comprometimento de juntos vencermos os desafios que a justiça tem que enfrentar, os quais serão absorvidos pela presidência que ora assume.

    Sabemos, porque também contribuímos, que muito já se fez para tornar a prestação jurisdicional mais célere, nos igualando ao resto do país, tendo inclusive resultados melhores se comparado com outras unidades da federação, alcançando metas positivas como recentemente foi publicado pelo conselho nacional de justiça.

    Mas sabemos também que vivemos em constante processo de evolução da humanidade, e como tal, somos inclinados a empreender e criar mecanismos que acompanhem esse processo evolutivo.

    Para que essa evolução tecnológica e humana - seja na prática vivenciada por todos, se faz necessário partilhar as ideias e as experiências, avaliar experiências do passado, para que os novos processos sejam mais acertivos.

    Neste contexto é que a OAB Roraima quer fazer valer o slogan da recente campanha que elegeu a chapa OAB-VIVA e PARTICIPATIVA, cobrando sua participação na transformação e o aperfeiçoamento da instrumentalização da entrega de uma prestação jurisdicional eficiente.

    Chamo a atenção para o mais recente projeto implantado por este Egrégio Tribunal: o Processo Judicial Eletrônico, que tem como finalidade dar celeridade ao judiciário e confortabilidade aos que operam, haja vista ser possível por meio dele ingressar com ação de qualquer lugar do mundo.

    A parceria entre o Tribunal de Justiça e a ordem dos advogados poderá agilizar esse processo para que futuramente o judiciário em Roraima ganhe novamente espaço significativo e positivo no Conselho Nacional de Justiça.

    Estes desafios ora postos, não nós desencorajam, pelo contrário, faz a advocacia roraimense acreditar que, se não todos, parte significativa será superada. isto porque a célebre frase de Gibran Khalil Gibran muito se enquadra na carreira da desembargadora Tânia Maria Vasconcelos Dias de Souza Cruz, que sempre apresentou resultados positivos porque pautou sua vida pública em consonância com os princípios da justiça, na busca de valer os direitos dos cidadãos, inclusive e, principalmente, daqueles cujo acesso à justiça ainda é pouco.

    Justiça se traduz em respeitar o direito dos demais e, quando isso ocorre, o trabalho desempenhado traz resultados satisfatórios para quem coordena, executa, trazendo benefícios para os jurisdicionados.

    Destaca-se aqui a linha de atuação da desembargadora Tânia Vasconcelos como primeira juíza do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, desempenhando importantes papéis como a prestação jurisdicional da Justiça Itinerante, modalidade de prestação jurisdicional sugerida pela magistrada, dando dessa forma o março inicial para a descentralização da justiça no Estado de Roraima, levando os serviços aos recantos mais distantes, aproximando assim o judiciário dos cidadãos, que muitas vezes, ficavam esquecidos, à mercê das disparidades sociais que o sistema impõe.

    A preocupação com as causas de interesses públicos e coletivos, seja na condição de magistrada do poder judiciário ou de mulher, está vinculada também à sua origem, como filha da mãe-terra , oriunda de uma família tradicional.

    São esses feitos, dessa mulher que vê as nuances da vida, também na condição de mãe e de avó, que a leva no dia a dia a se esforçar para ser útil e contribuir por meio do seu múnus público, com a fomentação de uma sociedade mais igualitária. Esses méritos, doutora Tânia, são seus e se traduzem na sua luta.

    Não podemos deixar de lembrar, o mais recente trabalho da eminente desembargadora frente ao tribunal regional eleitoral, com destaque no quesito celeridade aos julgamentos daquela corte. todos os recursos das eleições de 2012 foram julgados.

    Presente a todas as ações que contribuem para uma sociedade mais justa, participou da conscientização política por meio da caminhada pelo voto limpo.

    Sendo a primeira mulher, e roraimense, a presidir aquela corte, muito nos honra advogadas e advogados - saber que a simplicidade, a austeridade e a disposição em querer fazer, com a força que vem da essência mulher, deixam um legado para os próximos presidentes daquela casa.

    Por fim, muito nos honra saber que o vice-presidente deste egrégio Tribunal, desembargador Almiro Padilha, veio do Rio Grande do Sul e aqui, no exercício da advocacia, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima por duas vezes, já ocupou todas as funções no judiciário, presidindo inclusive essa casa e o Tribunal Regional Eleitoral.

    A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima comprometida com o bem-estar da sociedade roraimense, acredita e espera que essa atual administração se empenhe para equacionar os problemas que ainda emperram a entrega de uma prestação jurisdicional célere e de qualidade para os jurisdicionados.

    Muito obrigado!

    Dr. Jorge Fraxe - Presidente da OAB-RR Tweet

    Powered by Agenzia Web

    • Publicações804
    • Seguidores40
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações227
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discurso-do-presidente-da-oab-rr-na-posse-nova-mesa-diretora-do-tjrr/100357125

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)